Garantir uma educação de excelência, contar com professores capacitados, auxiliar na construção de uma vida de sucesso e permitir que os pequenos frequentem os melhores colégios da cidade. Esses são um dos muitos desejos dos pais quando o assunto é vida estudantil dos seus filhos.

Mas nem sempre essas metas são suficientes para que as crianças tenham um desempenho satisfatório. Sabemos que por conta da correria do dia a dia alguns aspectos acabam sendo deixados de lado.

Pensando nisso, hoje trouxemos 5 dicas de como acompanhar a vida escolar dos filhos, confira:

1 – Conversar como amigos

É preciso que os pais conversem abertamente com os seus filhos sobre os mais diversos assuntos. Ter um relacionamento aberto com a criança faz com que ela se sinta à vontade de também conversar sobre tudo.

Outra coisa bem legal é tentar mostrar como o que ele aprendeu pode o ajudar no dia a dia, com exemplos práticos que podem aprimorar seu conhecimento, e ajudar na fixação da matéria.

2 – Ajude seus filhos com a tarefa

Ao ajudar seu filho na tarefa você já pode ter uma boa noção de como anda seu desempenho escolar, onde estão suas dificuldades e quais matérias ele tem mais facilidade de aprendizado.

Tire um tempo para fazer isso. Não é legal ajudar nas tarefas quando tiver apressado, pois pode pressionar a criança a terminar logo, também é preciso paciência pra lidar com os erros, e nunca fazer pela criança, mas o incentivar a pensar como se faz.

3 – Incentive o estudo diário

É importante que a criança seja incentivada a ter rotina nos seus estudos. Estudar um pouco por dia é a melhor solução para não deixar a matéria acumular.

Se o seu filho trouxer alguma dúvida do que aprendeu no dia vocês podem criar um modo de pesquisa onde os dois procurem juntos os questionamentos daquela dúvida, novamente criando um momento que pode ser saudável entre pais e filhos.

4 – Participe das reuniões escolares

Coloque as reuniões escolares como prioridade na sua agenda. Caso não possa ir em todas, substitua a sua presença por pessoas próximas (avós, cuidadores, tios). Na reunião você vai conhecer os professores que lidam diretamente com seu filho todos os dias, além de saber sobre o seu rendimento escolar ou problemas que ele pode estar passando.

5 – Verifique os cadernos diariamente

Também é importante separar alguns minutos do seu dia para olhar os cadernos dos pequenos. Isso irá fazer com que ele perceba que você está interessado em sua vida escolar, o que o ajuda na motivação.

Valorize o esforço dele, por exemplo, elogiando quando tirar boa nota ou quanto a letra dele está bonita.

Dicas anotadas? Agora é só colocar em prática e observar que o rendimento deles irá melhorar com o seu acompanhamento.

Até a próxima!