Em época de isolamento social e crianças sem poder sair, devido ao COVID-19, muitas dúvidas aparecem para os pais: como entreter seus filhos dentro de casa durante a quarentena? Para ajudar as famílias nesse momento, preparamos uma lista com atividades para fazer dentro de casa, acompanhe:

🔸 Árvore genealógica

Separe algumas fotos antigas e monte uma árvore genealógica da sua família com as crianças. Você pode até colocar em um quadro e decorar sua casa. A atividade ganha muito mais sentido se pais e filhos fizerem juntos. Além de ensinar sobre o valor familiar, essa atividade gera uma recordação gostosa e marcante desse momento.

🔸 Teatro de fantoches

Histórias ajudam a estimular a imaginação e despertam a criatividade das crianças. O primeiro passo é escolher um bom conto. Você pode usar textos prontos e adaptar alguns livros ou também incentivar os pequenos a criarem os seus próprios personagens e aventuras. Os atores podem ser ursos de pelúcias, bonecas ou até objetos customizados. A decoração pode ser feita com caixas de papelão ou madeira.

🔸 Cozinhando com as crianças

Quando incluímos os pequenos na hora de preparar as refeições ou até mesmo os lanchinhos da tarde, despertamos o gosto pela culinária e estimulamos uma alimentação mais saudável. A prática de cozinhar junto com eles traz vantagens como: desenvolver um maior senso de responsabilidade, noções de organização e trabalho em equipe. Além de estimular a autoestima e compartilhar deliciosos momentos.

🔸 Piquenique

Junto com as crianças, prepare os quitutes que mais gostam de comer e escolha algum lugar da casa (sala, varanda, jardim). Para ajudar na criatividade, faça um convite e distribua entre os “convidados” – que podem ser as bonecas, carinhos e ursos de pelúcia. Vale também montar uma cesta bonita para carregar os alimentos.

🔸 Monte um baú

É hora de relembrar as brincadeiras que faziam parte da sua infância. Segundo especialistas, os pequenos têm muito interesse em saber do que seus pais brincavam quando eram crianças. Monte um baú de papelão ou madeira e coloque bolinhas de gude, peteca, jogo de varetas, dominó, xadrez, corda, jogos de tabuleiro…solte a imaginação e divirtam-se juntos!

🔸 Crie um livro com recortes

Pegue um caderno sem pauta, revistas antigas, tesoura sem ponta e cola. Peça às crianças para escolherem imagens que mais gostam, recorte e cole no caderno. Monte os cenários e crie histórias. Isso estimula a estarem conectados com a criatividade e a imaginação. Para os menores, use fotos coloridas e divertidas dos desenhos que eles mais gostam.

🔸 Mãos na massa!

Toda criança gosta de brincar de massinha, não é mesmo?

Confira nossa dica para fazer massinha caseira.

Você vai precisar de:

– 1 xícara de sal

– 4 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara e meia de água

– 3 colheres de sopa de óleo

– Corante alimentício

Como preparar?

Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante. A quantidade que você colocar é que vai dar o tom mais claro ou escuro. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

📌 Gostou das nossas dicas? O Monteiro está sempre trazendo novidades incríveis para tornar esse momento de quarentena mais leve.

Até a próxima!