A grade curricular convencional oferece aos alunos muitos conhecimentos importantes para sua formação/vida. Entretanto, as atividades extracurriculares podem ser consideradas complementares aos estudos, já que são imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades motoras, afetivas e cognitivas.

Como, maioria das vezes, é o estudante quem escolhe as atividades, elas proporcionam um momento de autonomia, onde ele se torna responsável pelo desenvolvimento do próprio aprendizado.

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça as vantagens das atividades extracurriculares para o desenvolvimento dos alunos:

– Desperta o talento e a criatividade para outras atividades

– Favorece o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e motor

– Aumenta a autoestima

– Proporciona melhorias na sociabilização das crianças

– Melhora o rendimento escolar

– Ensina sobre gestão do tempo, regras e disciplina

– Cria um senso de responsabilidade

Sugestões de atividades extracurriculares:

>> Esportes

Além de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde dos alunos, eles também oferecem vivências muito significativas: favorece a sociabilização, estimula o trabalho em equipe, cooperação, senso de responsabilidade e consciência das próprias forças e limitações. Além disso, pode ser por meio do esporte que o estudante encontre ou desenvolva uma habilidade e descubra o que ele deseja como profissão.

>> Música

Reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, a música proporciona um estado agradável de bem-estar e facilita a concentração. Além de instigar a criatividade, aguçar a sensibilidade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.

>> Artes

Teatro, cinema, dança, pintura, desenho, artesanato e gincana despertam a criatividade e a imaginação do aluno. Sem contar que podem ser uma experiência enriquecedora. Dividir responsabilidades, fortalecer a autoconfiança e trabalhar em equipe são algumas das vantagens de fazer essas atividades dentro da escola.

>> Cursos de idiomas

Aprender novos idiomas na infância é uma grande vantagem, já que nessa fase da vida o conhecimento é absorvido de forma mais rápida e eficaz. Além de aprender uma nova cultura, aprimorar a criatividade, a proatividade e o raciocínio, aprender outra língua pode abrir muitas portas na vida profissional.

>> Robótica

Com um mundo cada vez mais tecnológico e moderno, aprender robótica tem se mostrado uma excelente ferramenta na área da educação. Confira alguns benefícios que essa nova metodologia pode trazer para o aprendizado do seu filho:

– Desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade de resolver problemas.

– Dá ao aluno oportunidade de vivenciar na prática alguns conceitos estudados em sala de aula.

– Desenvolve a capacidade de concentração, criatividade e organização.

▪ Aqui no Colégio Monteiro Lobato, você encontra muitas atividades extracurriculares, como:

– Esportes: basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis e capoeira

– Danças: sapateado, street jazz

– Artes: teatro

– Música: violão

– Aula de robótica e Ensino bilíngue

Além de tradição, excelência em ensino, ambiente familiar e outros diferenciais que tornam o Monteiro como referência na Zona Norte de São Paulo.

Venha conhecer nosso colégio, as matrículas 2020 já estão abertas para ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. As vagas são limitadas!