Chegou a hora de aproveitar o Carnaval com as crianças! Que tal curtir a folia com muita alegria e também com a consciência (ambiental) limpa? O Colégio Monteiro Lobato – que sempre que se preocupa com o meio ambiente – preparou algumas dicas para que você e sua família desfrutem o feriado prolongado de forma sustentável. Confira:
1 – Confetes naturais
As folhas caídas das árvores são ótimas para substituir o confete feito de papel, que polui as ruas e entope os bueiros das cidades. Após coletar as folhas e as flores secas, faça seu próprio confete biodegradável com um furador. Leve-as para o bloquinho em um saquinho de pão ou em um pano.
DICA EXTRA – Para fazer, algumas plantas devem ser evitadas, pois podem provocar reações alérgicas. São elas: neem (ou nim) indiano, espada de São Jorge, urtiga, comigo-ninguém-pode e pinhão-roxo. Recomendamos o uso das folhas de mangueira, cajueiro e castanholeira.
2 – Glitter caseiro
Para fazer o glitter ecológico será preciso apenas de dois ingredientes: sal e corante de alimentos. Coloque o sal em um potinho e pingue aos poucos o corante da cor que preferir. Misture bem até atingir a tonalidade ideal para você. Espere por 3 a 4 horas e pronto! O glitter sustentável já pode ser usado.
3 – Chocalho sustentável
Materiais utilizados: fita adesiva colorida, tesoura, 2 garrafas plásticas pequenas, 2 rolinhos de papel higiênico e macarrão, cereais, sementes ou grãos.
Como fazer:
>> Retire o rótulo das garrafas, lave-as e deixe secar.
>> Coloque os materiais dentro da garrafa e feche com a tampinha.
>> O rolo de papel servirá como o cabo do chocalho. Com uma tesoura, corte o rolinho de papel ao meio (na vertical). Posicione a garrafa por cima e enrole o rolinho de papel em torno da tampinha da garrafa para fazer o cabo. Aperte bem e passe a fita adesiva para firmar o cabo ao chocalho.
>> Use a criatividade para enfeitar. Peça para as crianças customizarem o instrumento usando tinta guache ou papel colorido. Listras feitas com fitas adesivas também deixam o visual bacana.
DICA EXTRA – Para produzir sons ainda mais interessantes utilize materiais diferentes dentro do chocalho: arroz, botões, macarrão, sementes ou pedrinhas – cada um deles vai produzir um som diferente.
4 – Máscaras de emoji
Materiais utilizados: cola, tesoura, palitos de picolé e cartolinas coloridas (a amarela é essencial).
Como fazer:
>> O primeiro passo é pegar uma tigela redonda para fazer um círculo e depois cortá-lo.
>> Existem diversos formatos de emoji (feliz, com coração nos olhos, de óculos escuro, mostrando a língua) – é só escolher o preferido.
>> Faça os desenhos dos elementos (óculos escuros, olhos, coração, boca) na cartolina com a cor desejada. Corte e cole-os no rosto do emoji.
>> Por fim, cole atrás da máscara o palito.
Agora com as dicas é só “cair” na folia e aproveitar o feriadão!
Bom divertimento e até a próxima!