Sala de aula, lousa, carteiras enfileiradas e alunos atentos na explicação do professor. Com o mundo moderno e cada vez mais digital, esse método tradicional de ensino não é a única fonte de aprendizado. Hoje o cenário acadêmico está muito mais envolvente e dinâmico, tudo é feito para que o estudante desenvolva mais autonomia na forma de aprender.
Aqui no Colégio Monteiro Lobato já trabalhamos essa metodologia ativa – que tem como objetivo inserir o aluno como protagonista no processo de construção de conhecimento, para que aprenda de maneira participativa.
Os estudantes são incentivados a desenvolver argumentação, debater ideias, vencer desafios e com o apoio das novas tecnologias digitais têm um universo de informações para explorarem. Videoaula no YouTube, podcasts com matérias específicas, audiobooks e lives de estudos.
Vale ressaltar a importância do acompanhamento e do incentivo familiar para ajudá-los. Algumas atitudes positivas que os responsáveis podem ter são:
– Sempre manter um diálogo e palavras de apoio.
– Ensiná-los a confiar em si mesmos para enfrentar cada novo desafio.
– Reconhecer e elogiar cada avanço do estudante.
– Participar ativamente e acompanhar o desempenho do aluno também dentro da instituição de ensino. A participação familiar nos assuntos escolares ajuda o aluno a compreender a importância da educação.
– Deixe o estudante ser autônomo em suas descobertas. Eles sentem prazer nas suas conquistas.
Desenvolver autonomia proporciona inúmeros benefícios ao aluno:
– Possibilita a proatividade
– Incentiva a construção de um pensamento crítico
– Estimula a capacidade de revolver problemas
– Aumenta a independência emocional
– Constrói a autoestima
– Colabora no desenvolvimento da mente e também do corpo
Para alcançar a autonomia na educação é preciso manter a prática cotidianamente. Toda a metodologia de trabalho e estrutura física do colégio precisam estar vinculadas com o apoio familiar.
Há 56 anos o Colégio Monteiro Lobato investe em uma educação transformadora para seus alunos – o que o faz ser referência de ensino na Zona Norte de São Paulo.