Os jogos e as brincadeiras, quando bem utilizados em sala de aula, são ótimas ferramentas de aprendizagem. Com eles os professores conseguem prender a atenção dos alunos e tornam as aulas mais dinâmicas, lúdicas e divertidas.

Além disso, essas atividades ajudam no desenvolvimento criativo, afetivo, social e cultural. Brincando, a criança cria, descobre, desenvolve habilidades e conhece novas experiências.

Entre os benefícios dos jogos educativos na aprendizagem, estão:

– Desenvolvimento da criatividade, da sociabilidade e das competências cognitivas

– Aprende a se relacionar com outros colegas

– Desenvolve espírito de equipe

– Adquire novas habilidades

– Aprende a aceitar e respeitar regras

– Proporciona maior concentração e autoconfiança

– Oportunidade para aprender a lidar com ganhos e perdas

Algumas sugestões de atividades que podem ser incluídas na sala de aula:

– Para as crianças pequenas que estão iniciando o processo de alfabetização, os jogos em que existem muitas cores, formatos e sons influenciam na curiosidade. Elas começam a assimilar as coisas a sua volta.

– Atividades corporais e as dinâmicas ajudam as crianças a se expressar melhor, desinibirem, a perder a timidez, ajudam na coordenação motora e nas relações pessoais.

– Os jogos de treinamento são importantes para as crianças memorizarem, praticarem aquilo que já aprenderam. Como exemplo: os caça-palavras, palavras-cruzadas, ligue os pontos e quebra-cabeça.

– Brincadeiras de perguntas e respostas ajudam na rapidez de raciocínio, na lógica, na forma de pensar, e na memorização de determinado assunto.