F-É-R-I-A-S! Melhor época para aproveitar com a família e os amigos. É tempo de sair da rotina, descansar e fazer muitos programas divertidos.

Para que você aproveite esse período da melhor maneira possível, selecionamos algumas opções de atividades para deixar o merecido descanso inesquecível e muito proveitoso. Acompanhe:

>> Roteiro nos parques da cidade + piquenique

Não precisa ir muito longe para encontrar um parque bonito com grama verdinha e uma árvore com sombra para você levar as crianças para fazer um piquenique. Em São Paulo tem muitos lugares atrativos. Faça um roteiro e deixe que os pequenos ajudem na escolha dos alimentos que vocês irão levar – frutas cortadinhas, biscoitos, lanchinhos naturais, água de coco, sucos e doces. É uma excelente oportunidade para sentirem o ar puro, sem gastar muito.

• Dicas:

– Parque Villa-Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo

– Parque Aclimação – Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação, São Paulo

– Parque Buenos Aires – Avenida Angélica, 1500 – Higienópolis, São Paulo

>> Já pensou em ir à biblioteca?

Ótima oportunidade para tirar as crianças de casa e conhecer lugares diferentes. Muitas bibliotecas têm atividades especiais para as crianças, principalmente no período de férias. Um passeio no interior delas vão enriquecer os dias de folga dos pequenos.

• Dicas:

– Biblioteca de São Paulo – Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo

– Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato – Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo

– Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo

>> Aposte nas brincadeiras clássicas

Bambolês, petecas, cordas, carrinho de rolimã, pipas, pega-pega, esconde-esconde, amarelinha não são tão comuns nos dias de hoje, mas têm um grande potencial de agradar. Além dessas brincadeiras, confira outras ideias:

– Caça ao tesouro: esconda alguns objetos/brinquedos pela casa ou pelo jardim e fale para as crianças procurarem. É diversão garantida!

– Teatro: amarre um barbante firme em duas cadeiras e coloque lençol por cima. Os personagens podem ser fantoches, bonecos, sucatas, bichinhos de pelúcia, ferramentas e até utensílios de cozinha. O que vale é soltar a imaginação da criança.

– Vôlei com bexiga: pegue duas cadeiras, amarre uma corda ou barbante para fazer de rede e comece a diversão.

>> Faça uma horta

Que tal aproveitar os momentos juntos e organizar uma mini-horta com a ajuda dos pequenos? Mexer na terra pode ser muito relaxante e ajuda as crianças a desenvolver o senso de responsabilidade e suas habilidades motoras.

• Dicas:

– Na hora de escolher as sementes, aposte em hortaliças, frutos e ervas: alface, manjericão, tomatinho cereja, hortelã, coentro, cenoura.

– Acompanhe o desenvolvimento das plantas junto com as crianças e incentive-as a consumir os produtos. Não tem nada mais gostoso do que os ingredientes da própria horta. 😉