Em um mundo agitado e totalmente conectado, não nos atentamos às pequenas coisas do dia a dia: não temos mais tempo para fazer as refeições junto com a nossa família, não damos atenção devida pra as crianças e mal respondemos as mensagens dos amigos no celular. Correria e pressão eram as palavras da ordem. Com a quarentena, tivemos que interromper o “piloto automático” e reavaliar sobre nossos costumes e sobre a nossa vida.

Ficar em confinamento e passar mais tempo dentro de casa não faz parte dos hábitos comuns das pessoas no mundo moderno. Entretanto, os cuidados para evitar a transmissão do Coronavírus nos trazem para essa realidade. Ao invés de transformar esse momento em motivo de desconforto e angústia, é possível aproveitar o período para refletir, melhorar o autoconhecimento e reforçar os laços familiares.

🔸 Resgatar valores é fundamental!

Além de reforçar os laços familiares, cultivar momentos de união é muito importante. Veja algumas dicas que o Colégio Monteiro Lobato reuniu para tornar esse período muito mais gostoso:

Jogos de antigamente

Papel, lápis e criatividade. Qual foi a última vez que você desenhou com seus filhos? Ou brincou de Stop (adedonha)? Vocês também podem formar equipes e brincar de jogos de tabuleiro. Além de ser um ótimo passatempo, promete muita diversão!

Tire os álbuns de fotografias da gaveta

Antigamente as famílias colecionavam álbuns de memórias com momentos inesquecíveis. Que tal procurar nos armários e reunir as crianças para olharem juntos? Divirtam-se ao ver a passagem do tempo e aproveite para contar para os filhos histórias de outras épocas.

Tradicional almoço de domingo

O domingão é conhecido como um dia de união, de estar junto com a família e compartilhar um almoço simples, mas especial. Esse momento é importante para resgatar histórias, contar novidades e estar conectado com pessoas que amamos. As crianças normalmente gostam de estar junto aos adultos na cozinha. Aproveite para cozinharem juntos.

🔸 Saúde do relacionamento familiar

Nesse período de quarentena, você vai perceber como ficar um tempinho (ou tempão) com a família pode proporcionar muitos benefícios. Conheça agora a importância da união para manter relacionamentos saudáveis e até mesmo melhorar a qualidade de vida das crianças e também dos adultos.

– Auxílio no desenvolvimento das crianças

Os pequenos necessitam de estímulo para seu desenvolvimento psicomotor, social e emocional. Com as atividades de lazer em família, os pais estarão auxiliando esse desenvolvimento saudável em seus filhos. Ao participar desses momentos em família, as crianças estão sempre aprendendo e aprimorando suas habilidades, além de reconhecerem e vencerem suas dificuldades.

– Melhora na relação do casal

Assim como há uma melhoria na relação familiar como um todo, o casal também se torna mais unido quando há um tempo para o lazer em família. Os laços do casal são fortalecidos, melhorando, assim, a relação entre ambas as partes.

– Mais qualidade de vida

Quando a família está em harmonia, o humor e a sensação de bem-estar ficam sempre presentes no dia a dia. Além disso, passar um tempo com os filhos pode ser uma das melhores terapias aplicadas nos dias de hoje. A partir do contato de forma divertida e alegre com as crianças, os momentos de gratidão serão visíveis no círculo familiar, tornando essa relação cada vez mais sólida ao longo do tempo.

Ainda temos muitos dias pela frente e ainda não sabemos como isso acabará, mas uma coisa é certa: estaremos muito mais unidos, agradecidos e solidários. Gostou do conteúdo de hoje? Fique ligado no nosso Blog que sempre publicaremos novidades.

Até a próxima! 😉