Apesar de ser um período de isolamento social e aulas suspensas em muitas escolas, o Colégio Monteiro Lobato continua com sua grade curricular por meio de aulas virtuais. Nossos alunos continuam a rotina com aulas transmitidas ao vivo, tarefas para fazer online, além de apoio psicológico.

Se bem programado, esse período pode ser bastante proveitoso para colocar em dia algumas atividades que sempre ficam para depois. Que tal tornar o momento produtivo, estudar em grupo e aproveitar para matar a saudade dos amigos virtualmente? Ainda é possível recorrer a diferentes ferramentas e videoconferências.

Para ajudar os estudantes nessa missão, reunimos algumas dicas para aumentar a produtividade estudando em casa:

1 – Preparar um local de estudos tranquilo: o ambiente influencia e muito na concentração. Por isso é importante reservar um espaço para estudar, longe de barulhos e com iluminação adequada. É válido reservar também um pequeno espaço para as canetas, lápis, calculadora, agenda, calendário, cadernos, livros e garrafinha de água para evitar interrupção.

2 – Planejamento e organização são fundamentais: ter um plano de estudos para distribuir o tempo e o conteúdo de forma eficiente. Vale utilizar também uma agenda para manter a organização ou recorrer a aplicativos específicos. Uma boa opção é o Aprovado (aprovadoapp.com.br) – ferramenta para mensurar e planejar os estudos. Ela permite criar uma agenda própria, organizar as atividades em matérias e conteúdos, contabilizar as horas de estudo e monitorar o desempenho.

3 – Estabelecer um horário fixo para os estudos: é importante levar em consideração qual o momento do dia em que o aluno costuma ser mais produtivo, manhã, tarde ou noite.

4 – Pequenas pausas: parar periodicamente é importante para manter a produtividade e a atenção. Assim como cada aula tem um tempo determinado, pausas a cada 40/50 minutos são benéficas. Este pequeno tempo de descanso pode ser usado para se levantar, beber água, ir ao banheiro ou até mesmo fazer um lanche.

5 – Criar grupos de estudos: estudar com um grupo de amigos ou até mesmo de professores é uma ótima opção para incentivar o aprendizado, já que a troca de experiências e informações são sempre enriquecedoras. Um bom jeito de estar em contato com as pessoas é por meio de plataformas online, que geralmente são gratuitos.

6 – Tempo para leitura: aproveite o tempo em casa para ler as obras específicas para os vestibulares. Sem contar que a leitura ajuda na argumentação e na produção textual.

7 – Cuidado com as distrações: músicas, televisão ligada, celular e Redes Sociais aumentam a chance de interrupções e distrações no estudo e na compreensão da matéria. Se o ambiente for barulhento, uma boa dica é ouvir músicas específicas para concentração – muitas vezes instrumentais.

Conte para nós, a sua quarentena está produtiva? Continue acompanhando nosso Blog que sempre publicaremos dicas e novidades.

Até a próxima! 😉