De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), nos últimos dez anos, a produção de lixo da população brasileira aumentou em 29% – sendo produzido apenas em 2018, 79 toneladas de resíduos descartáveis. Esses dados trazem à tona um assunto muito importante e que junto com a sustentabilidade tem sido discutido com frequência nos dias de hoje: a reciclagem.

O fato é que muitos dos materiais descartados em nosso cotidiano demoram centenas de anos para se decompor. Por isso, a conscientização sobre o consumo, o uso, o reaproveitamento e o descarte adequado deles é fundamental para construir uma sociedade mais ecológica e saudável.

Apesar das políticas públicas terem um papel fundamental nesse assunto, você sabia que também pode contribuir mundando alguns hábitos? Por exemplo: o descarte adequado do lixo e o apoio às cooperativas de reciclagem são algumas ações que todos podemos fazer.

Quer saber mais sobre esse assunto? Vem com a gente nesse post!

>> O que é reciclar?

Entender o que é reciclagem é simples e fácil: trata-se de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo, novamente, em matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior. Esse processo é feito de várias maneiras e os resultados são nítidos em nosso cotidiano.

Um bom exemplo é o reaproveitamento de alguns materais para a criação de objetos artísticos ou de utilidade doméstica. Além de facilitarem o seu dia a dia e darem um toque a mais na decoração do seu lar, de forma simples e econômica, eles podem auxiliar na geração de novas fontes de renda.

>> Benefícios e a importância da reciclagem

Reciclar, reutilizar e reduzir – os conhecidos 3 Rs que simbolizam todo esse processo – são ações complementares muito importantes para a sustentabilidade da sociedade. Todo o processo tem início na separação do lixo para coleta seletiva e é por isso que a sua participação é tão importante. Veja alguns dos principais benefícios desse ato para a sociedade e para o planeta:

Reduz o gasto de energia

Preserva fontes de matéria-prima

Diminui o gasto com aterros sanitários

Auxília na redução dos gases de efeito estufa

Modifica hábitos de consumo

Reduz a contaminação da água

No geral, reciclar é tão importante que está presente em vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Os ODS têm o papel de orientar políticas nacionais e atividades de cooperação internacional pelos próximos 15 anos.

>> Quais materiais podem ser reciclados

Há muitos tipos de materiais que podem ser reciclados. Os principais são:

Plásticos: garrafas de refrigerante e de suco, escovas de dente, sacolas de supermercado, frascos de shampoo, brinquedos, tubos, canos e embalagens de produtos de limpeza.

Alumínios: latas de cerveja, refrigerante e alimentos em conserva. Nesse caso, é importante checar na embalagem se ela é realmente reciclável, já que algumas são feitas de outro material.

Papéis e papelões que não estejam sujos ou engordurados.

Todos os tipos de vidros.

Vale lembrar que, para que esses produtos possam ser reaproveitados é importante tomar alguns cuidados no momento da separação. Os plásticos e os vidros devem ser lavados para remover restos de produtos. Já os metais podem ser amassados para facilitar o armazenamento e o transporte. Deve-se tomar cuidado com os materiais que têm produtos químicos, óleos lubrificantes, combustíveis e venenos. Esses devem ser descartados de forma especial.

>> 4 passos para começar a reciclar

Agora que você já conhece os materiais que podem ser reciclados, implementar a rotina de separação e encaminhá-los para um centro de reciclagem se tornou mais fácil. Confira 4 passos que vão te auxiliar a dar início nesse processo:

1. Mude seu pensamento: de nada adianta você encarar a reciclagem como um processo trabalhoso que está distante da sua rotina. Entenda que, com a mudança de pequenos hábitos, reciclar pode fazer parte do seu dia a dia.

2. Tenha mais de uma lixeira: o ideal é ter no mínimo duas lixeiras, uma para materiais recicláveis e outra para materiais orgânicos. Se possível, adicione mais uma para produtos com descarte especial.

3. Separe os materiais conforme descartá-los: se acabou o leite, no mesmo momento enxague a caixinha, dobre-a e coloque juntamente com os resíduos correspondentes. Isto vai evitar o acúmulo de serviço e mandará a preguiça para longe.

4. Conheça os serviços de reciclagem do seu bairro e da sua cidade: saber os locais de coleta ou cooperativas de reciclagem ajuda muito no momento do descarte correto dos resíduos. Por isso, procure se informar a respeito.

Aqui no Monteiro reciclagem e sustentabilidade são dois assuntos muito discutidos. Para nós o compromisso com o meio ambiente é um fator primordial de ensino aos nossos alunos. Por isso, desde cedo, os “monteirinhos” aprendem na prática sobre a importância de reciclar e cuidar do planeta. Entendem que até mesmo os seus mais simples passos – como, por exemplo, separar e jogar o lixo na lixeira correspondente a sua categoria – transformam o mundo em que vivem.