A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de preparar a lancheira é o período em que o seu filho estuda, manhã, tarde ou o dia todo. Depois é importante certificar-se de que você esteja mandando um produto de cada grupo alimentar.
Proteína:
Varie as opções de proteínas, leite, iogurte, queijo branco, requeijão, cream cheese ou patês caseiros. Os queijos são ótimos para você abusar da criatividade.
Frutas:
Opte por frutas que possam ser consumidas com casca ou que sejam fáceis de descascar, como a banana. Frutas e legumes são muito importantes por serem ricos em nutrientes e suas cores deixam a lancheira ainda mais atrativa.
Carboidrato:
Ao escolher o carboidrato prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, multigrãos de arroz ou de milho ao invés de pães brancos, bisnaguinhas e bolachas recheadas.
Bebida:
Para variar as opções de bebida, a água mineral fresquinha ajuda a criar o hábito de beber bastante água ao longo do dia, já a água de coco pode ser uma boa alternativa ao invés dos sucos.
Uma dica importante é escolher alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja uma extensão da alimentação servida em casa.