O vestibular de inverno (meio do ano) se aproxima e, com ele, uma nova oportunidade para os estudantes ingressarem nas universidades. Se preparar para esse desafio requer organização de tempo e de tarefas – o que torna o período mais tranquilo, leve e eficiente. Pensando nisso, o Colégio Monteiro Lobato trouxe algumas dicas para você se preparar da melhor forma. Confira:

>> Importância do preparo ao longo dos anos escolares

Para garantir um bom desempenho na hora de realizar o vestibular, o ideal é começar a focar nos estudos desde o início da educação infantil.

Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Nos estudos isso faz muito sentido. Quanto mais cedo o preparo, mais o estudante terá de se familiarizar com as matérias.

Aqui no Colégio Monteiro Lobato, os alunos já são preparados desde o primeiro ano da educação infantil:

– Durante todos as fases de estudo, os alunos contam com o apoio da orientadora pedagógica para identificar suas competências, lapidar seu talento e desenvolver todo o seu potencial.

– No ensino médio são aplicados simulados preparatórios para o vestibular e Exames de Cambridge.

– No terceiro ano do ensino médio os alunos, realizam um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com rigor acadêmico, com intuito de ajudar na escolha profissional e preparando-os para o ensino superior.

>> Conheça o edital e o conteúdo programático das provas

É importante que você conheça o edital e, especialmente, o manual do candidato, quando houver. Nesses documentos estão, além das orientações para as provas, o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias e o cronograma das atividades previstas.

>> Organize um cronograma de estudos

O segredo nessa etapa é definir o tempo diário de dedicação aos estudos e ter disciplina para cumprir as horas estipuladas. Uma dica, por exemplo, é dividir as matérias por dias da semana: na segunda-feira, português; na terça, química e assim por diante.

>> Faça simulados e provas dos anos anteriores

Realizar provas de outros anos e simulados irá auxiliar na aproximação com o sistema avaliativo da instituição que aplicará a prova. Faça todas os exercícios e veja quanto tempo você gasta para resolvê-los. Na hora do vestibular, você terá um período determinado e isso te ajudará a treinar a resolução no tempo correto e necessário.

>> Estude em grupos

Mesmo que você frequente um cursinho pré-vestibular ou tenha um cronograma de estudos próprio, é recomendável e interessante o estudo em grupos – sem se esquecer da organização, é claro. A técnica de aprendizado em conjunto estimula o trabalho em equipe e favorece o respeito com a opinião e o olhar do outro. Além do auxílio e da motivação gerada em conjunto.

>> Treine a redação

Outro ponto importante a ser treinado, são as redações. O peso desta avaliação, para muitas instituições, é grande e por isso é preciso se preparar, também, com antecedência. Veja quais são as modalidades cobradas na prova que pretende fazer e teste suas argumentações.

>> Mantenha-se atualizado

É comum que os vestibulares e o Enem deem ênfase a temas atuais. Por isso, é de fundamental importância que você esteja atento às principais notícias e atualidades. Dessa forma, você conseguirá entender com mais facilidade alguns assuntos que podem cair nas provas – inclusive na redação.

>> Estude antes e não na véspera

Muitas pessoas acreditam que estudar um dia antes da prova traz ótimos resultados. Contudo, isso não é verdade. O dia que antecede o exame deve ser utilizado para descansar e relaxar. Se você aproveitou bem o seu período de estudos, certamente estudar na véspera da aplicação do vestibular, além de ser desnecessário, pode causar mais nervosismo.

>> Mantenha a calma

Procure ficar calmo durante a aplicação da prova. O nervosismo costuma atrapalhar e fazer você esquecer tudo o que aprendeu. Lembre-se do quanto estudou e se preparou para o momento, respire fundo, concentre-se e boa sorte!